Dia Nacional da Imunização

O Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho, tem como objetivo lembrar a importância das vacinas na proteção de doenças imunopreveníveis. As doenças imunopreveníveis são aquelas que podem ser prevenidas por meio de vacinas.

As campanhas de vacinação foram efetivas no Brasil e no mundo, com as vacinas, doenças como varíola e poliomielite foram erradicadas no país. As vacinas também diminuíram consideravelmente outras doenças, como caxumba, gripe, rubéola, sarampo e tétano. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos mais completos do mundo, oferecendo 45 diferentes imunobiológicos para a população.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza 17 vacinas para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias. Existem ainda outras 10 imunizantes para grupos em condições clínicas específicas. As vacinas disponibilizadas pelo SUS protegem contra os vírus que causam Hepatite A e B, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Febre Amarela, Dengue, Poliomielite, Rotavírus, Influenza, varicela, Herpes Zóster, Raiva, HPV e Covid-19; e bactérias que provocam Tuberculose, Pneumonia, meningite, Haemophilus Influenzae tipo B, Difteria, Tétano, Coqueluche e Febre Tifóide.

Procure o posto de saúde mais próximo e verifique se sua caderneta de vacinação está em dia.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/dia-nacional-da-imunizacao-e-comemorado-em-9-de-junho/#:~:text=O Dia Nacional da Imunização,poliomielite foram erradicadas no país

Data de Publicação: quarta-feira, 07 de junho de 2023