Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua em Afonso Cláudio/ES

Na última sessão ordinária do mês de junho, sexta-feira (30), esteve presente na Câmara Municipal de Afonso Cláudio fazendo o uso da Tribuna Popular, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Noêmia Broedel Kuster que informou os trabalhos prestados contra a violação dos direitos das crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos seja física, psicológica, negligência, abandono, abuso sexual, exploração de trabalho escravo e infantil, dentre outros serviços que a equipe atende em Afonso Cláudio.

Noêmia, destacou um importante tema que a população tem cobrado explicações: Abordagem Social de pessoas em situação de rua. Segundo a psicóloga, a equipe do CREAS faz abordagens todos os dias na cidade, em torno da praça Adherbal Galvão e da rodoviária.

As pessoas em situação de rua abordadas na cidade, são identificadas e devidamente cadastradas. Quando encontrado cidadão de outro município, a equipe se encarrega de providenciar o transporte desse morador de rua, acionando na oportunidade, a família e o CREAS do referido município.

As pesquisas mostram que grande parte da população de rua é usuária de álcool e outras drogas, e no município de Afonso Cláudio não é diferente.

“A realidade de Afonso Cláudio é que a maioria deles são nossos munícipes usuários de alto consumo de álcool e outras drogas. Não são pessoas que não tem casa, são pessoas que estão ali fazendo o uso exageradamente de bebida alcoólica, que ficam caídos na praça.” disse Noêmia Kuster.

A equipe do CREAS, muitas vezes com o apoio da polícia militar, leva os moradores de rua até suas casas, porém, infelizmente, após poucos dias, retornam para as ruas para manter o vício.

Importante destacar ainda que o CREAS tem uma parceria fundamental o Projeto Resgate Vida, do Instituto de Consciência Antidrogas – ICAD, que acolhe os usuários de álcool e outras drogas que desejam auxilio, para que estes possam se recuperar de forma saudável.

Por fim, a coordenadora do CREAS fez um apelo à população para que não deem esmolas aos moradores de rua tendo em vista que o procedimento recomendável é acionar o CREAS para que os profissionais tomem as medidas cabíveis para, de fato, ajudar o cidadão.

Por Mateus Nogueira

CONTATO DO CREAS – AFONSO CLÁUDIO/ES:

Endereço: Rua Francisco Salles, n° 89, Centro, Afonso Cláudio/ES.

Telefone: (27) 3735 - 4062

Data de Publicação: segunda-feira, 03 de julho de 2023