Cmac Realiza Reunião Com O Tema: “Mobilidade Urbana”

Na tarde da última terça-feira (29), aconteceu na Câmara Municipal de Afonso Cláudio uma importante reunião sobre Mobilidade Urbana que teve como principal objetivo o desenvolvimento do município de Afonso Cláudio e dos municípios vizinhos.

A reunião contou com presença de importantes representantes do Poder Legislativo de nosso município e de municípios vizinhos, como o vereador presidente da Câmara Municipal de Afonso Cláudio, Marcelo Berger Costa, vereadores, Manoel Messias Tosta Abílio, Carlos Roberto Tristão de Souza, Hilário Linhaus e Paulo Aparecido, o presidente da Câmara Municipal de Conceição do Castelo, Roberto Pessin Desteffani acompanhado do vereador, Wesley Satlher da Costa, vereadores da Câmara Municipal de Itaguaçu, Orlando Alves dos Santos Netto e Alvaro José Falcão, também esteve presente o vereador presidente da Câmara Municipal de Venda Nova, Erivelto Uliana, juntamente com o vereador, Marco Torres, o vereador presidente da Câmara Municipal de Itarana, Edvan Piorotti de Queiroz, Simão Pedro Wolfgramm Milke representando a Presidência da Câmara Municipal de Laranja da Terra,  e por fim, o Presidente da Câmara Municipal de Baixo Guandu, Leandro Gomes da Cruz, acompanhado do vereador Clovis Pascolar.

O presidente da Câmara Municipal de Afonso Cláudio, Marcelo Berger Costa, que também é Arquiteto e Urbanista fez uma breve apresentação sobre Mobilidade Urbana, pontuando, na oportunidade, alguns problemas no município de Afonso Cláudio nesse sentido. Isto posto, levantou a hipótese de criar um consórcio público como alternativa eficaz para solucionar os problemas de mobilidade urbana nos municípios participantes.

O servidor da CMAC, Alessandro Rodrigues Gomes falou sobre a eficácia do consórcio público, ressaltando a necessidade do custeio e da demonstração de interesse pela Administração Pública para beneficiar a população local e de municípios vizinhos.

Para melhor entendimento dos leitores a respeito do tema abordado na reunião, fica consignado abaixo os conceitos de “mobilidade urbana” e “consórcio público”.

O que é Mobilidade Urbana - é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade.

(https://mobilidadeurbana.mpba.mp.br/)

O que é Consórcio Público - Consiste na união entre dois ou mais entes da federação (municípios, estados e União), sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos. (https://www.cidades.ce.gov.br/)

Por Mateus Nogueira

Data de Publicação: quarta-feira, 30 de agosto de 2023