Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo foi inspirado na história de um homem chamado Mike Emme, que devido a uma depressão, infelizmente tirou a própria vida aos 17 anos, no mês de setembro de 1994. Mike morava nos Estados Unidos e no dia do seu velório foi homenageado pelos familiares e amigos que usaram fitas amarelas com frases inspiradoras, para combinar com o carro de Mike, que também era amarelo.

O dia oficial de prevenção ao suicídio é o dia 10 de setembro, mas, em 2015 a campanha Setembro Amarelo passou a fazer parte do calendário brasileiro, com a adesão pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, pelo CFM – Conselho Federal de Medicina e pela ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, tendo como principal objetivo, conscientizar as pessoas sobre a depressão e outras doenças mentais, assim como alertar sobre o risco do suicídio.

Dessa maneira, é possível auxiliar na redução das taxas de suicídio, automutilação, entre outros problemas do gênero, reduzindo também o preconceito das pessoas em relação ao tratamento da saúde mental.

A terapia não foi feita apenas para pessoas com problemas mentais, mas, na verdade, pode evitar a existência de problemas como esses.

Com o avanço da tecnologia e com o espaço que as redes sociais ganharam, ficou ainda mais fácil divulgar a campanha do setembro amarelo em todo o mundo. Mesmo pessoas que aparentemente estão sempre felizes e de bem com a vida, podem sofrer com problemas como depressão ou ansiedade.

Lembre-se: Doenças mentais, diferente das doenças físicas, nem sempre são perceptíveis e podem ser bastante silenciosas, e por isso, é necessário estar sempre atento.

E você está enfrentando problemas? Não pense duas vezes antes de procurar ajuda especializada. Você não está sozinho.

FONTE: https://hpg.com.br/setembro-amarelo-2023-campanha-de-prevencao-ao-suicidio.html

Data de Publicação: sexta-feira, 01 de setembro de 2023