Setembro Vermelho

O “Setembro Vermelho” é uma ação social destinada à conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, sendo celebrado em setembro em homenagem ao Dia Mundial do Coração, que tem sua data oficial comemorada no dia 29.

É importante que sejam realizados exames periódicos, pois o diagnóstico precoce aumenta exponencialmente as chances de cura e busca de tratamento adequado.

No Brasil e no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as morbidades do coração e circulação estão entre as principais causas de morte, que poderiam ser evitadas apenas por alterações no estilo de vida. Entre essas alterações, estão as mudanças alimentares essenciais para uma boa saúde cardiovascular.

A prevenção de doenças cardiológicas começa por meio da adoção de bons hábitos no dia a dia. Cerca de 80% das cardiopatias podem ser evitadas com ações como:

*Ter uma dieta saudável e equilibrada, rica em alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL), como aveia, abacate e azeite de oliva extra virgem, e pobre em sal (no máximo, 6 gramas por dia) e açúcar (no máximo, 25 gramas por dia);

*Praticar atividades físicas regularmente, sendo que uma hora de caminhada diária é capaz de reduzir, consideravelmente, o risco para as principais doenças do coração;

*Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

*Minimizar o estresse e desacelerar o ritmo de vida;

*Tratar as comorbidades, como hipertensão, a qual é considerada responsável pela ocorrência de 80% dos casos de AVC e 40% dos infartos;

*Ir às consultas médicas periódicas e fazer os exames de sangue, para o rastreamento universal (como o perfil lipídico e a glicemia de jejum), e os exames solicitados especificamente para o diagnóstico de doenças cardiológicas.

Inspire-se com as ações do Setembro Vermelho e invista em você. Procure um médico, coloque seus exames de rotina em dia e, se necessário, faça o check-up cardiológico. Dessa maneira, o risco de desenvolver cardiopatias graves será infinitamente menor!

FONTE: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/setembro-vermelho-a-importancia-do-check-up-cardiologico

Data de Publicação: sexta-feira, 01 de setembro de 2023