DEZEMBRO LARANJA E VERMELHO

O mês de dezembro chegou e com ele veio o Dezembro Laranja e Vermelho. Estas cores representam duas lutas que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele e o combate ao HIV, a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

DEZEMBRO LARANJA

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou a campanha Dezembro Laranja em 2014 com o objetivo de estimular a população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele é a doença mais incidente entre a população: 176 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O filtro solar, segundo a SBD, não é a única forma de prevenção. Para quem trabalha diariamente exposto ao sol, é indicado a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo (FPS) 30.

DEZEMBRO VERMELHO

O mês de dezembro também é dedicado a prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. A lei foi sancionada em dezembro de 2017 e a campanha possui um conjunto de atividades focando a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro no dia 1º de dezembro.

O que é AIDS? Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico e destrói os glóbulos brancos. O vírus pode ser transmitido através do esperma, secreção vaginal, sangue ou pelo leite materno.

Fonte: https://casembrapa.com.br/public/noticias/341

Data de Publicação: sexta-feira, 01 de dezembro de 2023