Câmara Municipal de Afonso Cláudio Promove Sessão Solene de Inclusão Social

A inclusão e a luta das pessoas com deficiência são temas cruciais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com o intuito de homenagear e dar voz às pessoas deficientes, a Câmara Municipal de Afonso Cláudio promoveu a Sessão Solene homenagem ao Dia Municipal de Inclusão e Luta da Pessoa com Deficiência, na manhã da última quarta-feira, 06 de dezembro.

A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Paulo Aparecido Thereza, baseada na Lei N°2.3612, de 20 de maio de 2021, de sua autoria, que instituiu o dia 10 de dezembro como o Dia Municipal de Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência, no âmbito do município de Afonso Cláudio.

“Para mim é um orgulho imenso fazer parte da instituição da lei N° 2.361 no município. Sempre estou lá na APAE com eles por quem tenho um carinho imenso. Para mim é aprendizado” disse o vereador, Paulo Aparecido.

Para a presidente da APAE, Maria Helena Pagotto essa é uma iniciativa muito importante para dar alcance à visibilidade da pessoa com deficiência diante da sociedade. “Nossa luta é constante, é diária no dia-a-dia, buscando a inclusão dos nossos filhos, de todas as pessoas com deficiência.”

A programação contou ainda com a uma emocionante apresentação dos Apaianos, transmitindo a todos a reflexão de igualdade social. Também aconteceu a entrega de Moção de Aplausos n° 007/2023, em homenagem à Luiza de Almeida Alves, aluna do Centro Estadual de Ensino Médio e Tempo Integral (CEEMTI) Afonso Cláudio, pessoa com deficiência auditiva, que recebeu menção honrosa na Academia Espírito-Santense de Letras pela participação no I Concurso de Poesias “Miguel Marvila” realizado neste ano de 2023.

Estiveram presentes os Vereadores, Presidente, Marcelo Berger Costa (PSB), Paulo Aparecido Thereza (PDT), Roserene Paulino da Silva (MDB), Manoel Messias Tosta Abílio (PTB), Carlos Roberto Tristão de Souza (PSB) e Hilário Linhaus (UNIÃO). Assim como também representantes da APAE, a Presidente, Maria Helena Pagotto Maia, Vice-presidente Margareth Fafá e Diretora, Vanusa Lelles Barboza. Na oportunidade, se fizerem presente os convidados,  Secretária Municipal de Educação, Valquíria Karla Carnielli Tonoli, Secretária Municipal de Sáude, Carolina Dias Gomes, Secretário Municipal do Turismo, Weberson Pereira Severiano e o Diretor da Escola Viva, Júlio César da Silva.

Arlindo Bungenstab, pai de um dos usuários da APAE e os nominados autodefensores da APAE, Neide Nascimento Rosa e Weverton Renan Gomes Machado abrilhantaram a sessão com seus pronunciamentos.

A Câmara Municipal apoia e luta pelos direitos de pessoas deficientes.

Por Mateus Nogueira

Data de Publicação: quinta-feira, 07 de dezembro de 2023