Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco nasceu em Uberlândia-MG em 2014 para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental e a prevenção do adoecimento. Se espalhou por todo o Brasil e alguns outros países do mundo, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda, virando Lei em alguns estados e municípios brasileiros e tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede Saúde Mental. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional “piorou” ou “piorou muito” durante a pandemia. Em um recente estudo realizado pela FIOCRUZ e outras seis universidades nacionais, enquanto 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% da mesma população apresentavam frequentes sentimentos de ansiedade e nervosismo. Em relação às faixas etárias iniciais da vida, uma pesquisa conduzida pelo UNICEF/Gallup mostrou que 22% dos adolescentes e jovens brasileiros de 15 a 24 anos se sentem deprimidos ou têm pouco interesse em “fazer coisas”.

O Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017, é o país latino-americano com número recorde de casos de depressão.

Fontes: https://www.saude.go.gov.br/files/escola-saude/projetos-institucionais/colorindo-a-vida/2022/JANEIRO_2022.pdf

Data de Publicação: terça-feira, 02 de janeiro de 2024