Maio Roxo - Conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais

Maio Roxo é o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais (DIIs), grupo de doenças inflamatórias do trato digestivo, de caráter imunomediado, cujos principais representantes são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. 

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DIIs afetam mais de cinco milhões de pessoas no planeta e sua prevalência vem aumentando no Brasil, afetando 100 pessoas a cada 100 mil habitantes, com maiores concentrações no Sul e Sudeste do país.

 

Quem convive com as DIIs deve ter acompanhamento médico contínuo para controle dos sintomas da doença ao longo de toda a vida, visto se tratarem de doenças crônicas que possuem controle através de medicamentos que são capazes de recuperar a qualidade de vida, mas não cura. É necessário ficar atento aos sintomas, como persistência de dor abdominal, diarreia e sangramento nas fezes, ir ao médico para ter um atendimento especializado e diagnóstico precoce. Saber a doença que tem o quanto antes é primordial para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível de modo a evitar a piora do quadro do paciente e manifestações mais graves, que podem levar à necessidade de internações e cirurgias. A doença de Crohn, habitualmente, causa diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso. 

 

Os pacientes com DIIs possuem um maior risco de carências nutricionais e precisam focar em uma nutrição reforçada de suplementos alimentares. É fundamental ter uma alimentação variada com boa qualidade proteica, tendo equilíbrio entre os carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Desta forma, a alimentação aliada ao tratamento medicamentoso auxilia no controle das crises. 

 

Para a saúde mental, recomenda-se psicoterapia, grupos de suporte, meditação e yoga. Além da alimentação balanceada, deve-se fazer o uso correto dos medicamentos prescritos pelos médicos.

 

Esta data conscientiza que as pessoas cuidem melhor da alimentação, saúde mental e pratique esportes regularmente. Seguindo o tratamento e a recomendação alimentar adequados, é possível que os pacientes com DIIs tenham uma vida normal.

 

Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/maio-roxo-alerta-para-diagnostico-precoce-das-doencas-inflamatorias-intestinais

Data de Publicação: sexta-feira, 03 de maio de 2024

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço:
Ladeira Ute Amélia Gastin Pádua, nº 150 - São Tarcísio
Afonso Cláudio – ES - CEP: 29600-000


Telefone:
(27)3735-1234/3735-1954
E-mail:
cmac@cmac.es.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda-feira a Quinta-feira das 7h às 16h
Sexta-feira das 7h às 13h

CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO - ES
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.