Junho Violeta: Mês de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

A campanha Junho Violeta foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi escolhido esse mês devido ao dia 15 de junho que marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Essa data também foi instituída em 2006 pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa, o objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa com o objetivo de serem preservados os direitos desses cidadãos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa, são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social.

A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos, apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima. Grande parte dos suspeitos de cometer violência são filhos ou netos. Por isso, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio, são pontos essenciais para ´promover o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas.

A violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais. O idoso se torna uma vítima fácil, por, muitas vezes, depender de seus familiares em diversos aspectos, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos. A negligência caracteriza-se de diversas formas como: privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.

“Conforme o Estatuto do Idoso/2003, nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. E uma das ferramentas é sensibilizar, coibir, amenizar e enfrentar esse sofrimento através da conscientização, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa, levando a mensagem da Campanha Junho Violeta, convidamos a sociedade para fazer parte desse movimento”.

Nossos idosos precisam de proteção e acima de tudo de respeito para que possam completar os ciclos com dignidade. Precisamos juntos abraçar e aderir esta campanha. Os direitos dos idosos precisam ser respeitados. Não feche os olhos diante desta violência, caso desconfie ou presencie algum ato de violência contra um idoso, DENUNCIE.

 

Fonte: https://www.barradobugres.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Junho-violeta-mes-de-conscientizacao-e-prevencao-contra-a-violencia-a-pessoa-idosa-3710

JUNHO VIOLETA - 15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa - Prefeitura Municipal de Ipiranga de Goiás (ipirangadegoias.go.gov.br)

Data de Publicação: terça-feira, 04 de junho de 2024

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço:
Ladeira Ute Amélia Gastin Pádua, nº 150 - São Tarcísio
Afonso Cláudio – ES - CEP: 29600-000


Telefone:
(27)3735-1234/3735-1954
E-mail:
cmac@cmac.es.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda-feira a Quinta-feira das 7h às 16h
Sexta-feira das 7h às 13h

CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO - ES
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.